Notícia

Edvânia Cassange é graduada "PSICÓLOGA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES"

Associação AQDAFA |
Diversas especialidades
Membro associado
Publicações
4

Espiritualidade nas organizações como factor para o comprometimento com a organização e com o líder.

A cerimónia de outorga aconteceu aos 01/07/2022 (defesa aos 09/11/2021) pela Universidade católica de Angola

Sua defesa de licenciatura foi subordinada ao tema "Espiritualidade nas organizações como factor para o comprometimento com a organização e com o líder".

A pertinência do seu estudo pode ser vista sob as seguintes perspectivas:

Académica – Embora durante as pesquisas verificou-se no contexto internacional uma grande diversidade de estudos sobre a temática, essa realidade não foi verificada no contexto angolano que aquando das pesquisas apresentou uma grande lacuna. Nesta senda, Com este estudo pretende-se preencher parte da lacuna teórica existente na literatura nacional sobre a temática que irá contribuir para mitigar a escassez de estudos desta natureza.

 Social – A crise de valores é uma das temáticas mais abordadas no contexto angolano nos últimos anos e tem feito a sociedade questionar-se de como resgatar os valores em prol da harmonia social.  Assim, a relevância social deve-se ao facto de, uma vez conhecido o real conceito de Espiritualidade Organizacional e o seu design correlacional com o Comprometimento com a Organização e com o Líder, alguns tabus sobre a temática poderem ser quebrados e a sociedade em geral, futuramente, começar a cogitar cada vez mais sobre a importância do cultivo das práticas espirituais na sociedade para o desenvolvimentos de valores humanos como respeito, humildade, honestidade, abnegação, compromisso, responsabilidade, solidariedade e justiça na interacção com o outro permitindo assim a convivência ética e saudável entre as pessoas.

Organizacional - Em termos de pertinência organizacional, os resultados encontrados no estudo poderão ser úteis para que as organizações em geral possam compreender melhor o fenómeno da espiritualidade e o seu impacto no comprometimento do colaborador com a organização e com a liderança. Sendo possível tirar ilações que as possibilitarão reorientar as suas acções, políticas e práticas que viabilizem a integridade dos seus colaboradores, compreendendo-os como seres holísticos.

Edvânia é membro da Associação de Quadros da Diáspora para Apoio a Formação dos Angolanos (AQDAFA), na qual exerce a função de coordenadora do departamento de ciências sociais e humanas.