Notícia

Josué Candiango é graduado "Mestre em engenharia do produto"

Associação AQDAFA |
Diversas especialidades
Membro associado
Publicações
4

Fabrico híbrido de peças em alumínio combinando tecnologias aditivas e subtrativas

A defesa teve lugar no dia 4/04/2022, nas instalações da universidade do Minho em Portugal.

O trabalho foi subordinado ao tema: Fabrico híbrido de peças em alumínio combinando tecnologias aditivas e subtrativas (Hybrid manufacturing of aluminium parts combining additive and conventional Technologies).

É um tema bastante atual, inovador, com um potencial crescimento a nova revolução industrial, conhecida por Indústria 4.0. Neste contexto, o fabricaco híbrido, que combina as tecnologias aditivas e subtrativas, permitem a produção de peças funcionais com geometrias complexas. No entanto, os altos custos de fabricação impedem que essas tecnologias sejam empregadas em algumas indústrias. Nesse sentido, Candiango apresentou neste trabalho, uma estratégia híbrida, para alcançar o melhor das tecnologias aditivas e subtrativas, oferecendo vantagens econômicas.

Este trabalho  pretendeu responder à pergunta “Quanto a fabricação híbrida, contribui para a produção de peças de alumínio sustentáveis na sociedade em geral, sem perda significativa de suas propriedades?”. Po exemplo: Elevar a eficiência na produção, com o baixo consumo energético e eliminar os minúsculos poros nas superfícies das peças, visto que estas as enfraquecem e podem levar a contaminação ou infeção quando usadas em aplicações médicas ou em alimentos. 

Candiango, actualmente residente em Portugal, nasceu e cresceu no Lobito onde concluiu o ensino médio em petroquímica no instituto médio politécnico do Lobito. Ele é igualmente licenciado  em engenharia de tecnologia química, opção electroquímica.

Candiango é coordenador do departamento de engenharia de tranformação no seio da associação AQDAFA.

Parabens e bem haja, Engenheiro Josué Candiango!